Vários veículos enfileirados na rua

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação anual que varia de acordo com as regras de cada estado. Para 2025, estados como São Paulo já divulgaram seus calendários e condições de pagamento, oferecendo descontos para pagamento à vista.

Para quem optar pelo parcelamento, para facilitar a memorização dos vencimentos, a Sefaz-SP manteve todos os vencimentos no mesmo dia do mês para cada final de placa.  Por exemplo, veículos com final de placa 1 tem vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio. Se o vencimento ocorrer no final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente bancário no município de registro do veículo, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.

Vale lembrar que, independente do estado, há previsão de multas e sanções para os proprietários de veículos que não acertarem o IPVA 2025.

Para saber o valor a ser pago do IPVA, é preciso calcular o valor venal dos veículos (que pode ser conferido na tabela FIPE) e multiplicar pela alíquota que varia em cada estado. 

Confira as principais informações para quitar o IPVA 2025 nos estados que já divulgaram suas condições de pagamento:

São Paulo (SP)

Os contribuintes têm desconto de 3% ao pagar à vista em janeiro. Outra opção é parcelar o valor em até cinco vezes. O pagamento pode ser realizado em caixas eletrônicos, aplicativos bancários, Pix, lotéricas ou com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP). 

Aqueles que não optarem pelo pagamento parcelado em janeiro precisarão pagar o IPVA 2025 à vista em fevereiro.

Calendário: o vencimento parcelado segue o final da placa do veículo, com datas entre os dias 13 e 24 de cada mês.

Acesse o site da Secretaria da Fazenda Estadual e confira o calendário completo.

Deixe um comentário

Frase da semana

“Quando começa sua nova semana, saiba que algo bonito e surpreendente acontecerá com você.”